domingo, 8 de abril de 2012

Salmão com pele crocante

Cozinhar peixes não é a coisa mais fácil do mundo mas, fazer uma posta com a pele crocante e o meio suculento é fácil. Salmão é um peixe excelente para este tipo de preparo já que, por ser gorduroso, é mais condescendente com o cozinheiro.
O primeiro passo é fazer pequenas incisões na pele (sem atravessar por completo). Quanto mais incisões, mais crocante fica. Colocamos os temperos dentro destes sulcos - tomilho, sal, pimenta, curry, missô ou qualquer outra coisa.
Não é obrigatório, mas uma frigideira antiaderente facilita muito as coisas. Ela deve estar bem quente com um fio de óleo de canola (prefiro ao azeite de oliva por ter um sabor mais neutro e um ponto de fumaça mais alto). Coloca-se a posta na frigideira com a pele para baixo e, para evitar que o peixe se curve e não fique completamente em contato com a frigideira, precisa fazer uma pressão por cima dele .
Aí é só deixar parado até ficar 70% pronto - o salmão é tão legal, que nos mostra o quanto está cozido: basta olhar para a lateral e ver o quanto está rosa clarinho. Aí é só virar, e deixar mais uns 2 minutos e está pronto.
Para tornar o prato mais especial, ao virar a posta, acrescente uma colher de manteiga, um ramo de tomilho e um alho esmagado. Incline a frigideira e regue a posta com a manteiga derretida usando uma colher.
Se você começar com o fogo alto, a pele ficará dourada. Se o fogo estiver médio alto, ele levará mais tempo para cozinhar por dentro, expondo a pele ao calor por maior tempo, dando uma coloração preta,  o que os americanos chamam de "blackened"(enegrecido) - como está na foto. Dá um gosto mais forte e fica super crocante - vale experimentar um dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário