sexta-feira, 6 de abril de 2012

Pizza de Chicago

Cada lugar tem sua pizza: Nova York tem a sua clássica massa fina e crocante com molho de tomate grosso e concentrado, Milão tem a massa grossa como um pão e poucos ingredientes, São Paulo tem todos os tipos. Nenhuma delas é a melhor porque gosto pessoal não dá pra comparar. Mas uma coisa elas têm em comum: massa achatada com os ingredientes em cima. A pizza no estilo de Chicago é outra coisa, quase uma comida diferente. Chamada de deep dish pizza (pizza de prato fundo) ou stuffed pizza (pizza recheada), parece mais uma torta. Massa crocante, recheio farto com muito queijo derretido e molho de tomate além de uma variedade de ingredientes à escolha. Outra diferença é que a pizza tradicional geralmente é comida do centro para as bordas, enquanto que essa daqui você começa pela borda e vai cavando o seu caminho em direção ao centro. É razoavelmente pesada, mas é uma delícia!
A primeira que comi foi na Pizzeria Uno, o lugar que inventou esse estilo. Acho que, sempre que possível, devemos provar o original antes das “inspirações”. Fica numa esquina próximo a Michigan Avenue. É uma casinha de esquina que mais parece um pub do que uma pizzaria, embora seja aconchegante. Sentei no balcão e fui atendido pelo barman (mexicano) muito simpático que me deu várias dicas de outros lugares para quando voltar aqui. Pedi uma cerveja local e ele me serviu dois pequenos copos para eu provar e escolher a que gostasse mais - ponto positivo. Pedi o especial de almoço, uma pizza individual no sabor da casa com queijo, molho de tomate, cogumelo, cebola, carne e pimentão. Acompanhava uma salada ou sopa de entrada por US$9, pechincha! A massa da pizza era crocante, uma surpresa pela quantidade de recheio, salgadinha com gosto de pizza de lanchonete de colégio bem tostada - e não falo isso de uma maneira ruim! Dispensaria apenas a quantidade enorme de pimentões. Vale a pena.
Depois fui na Giordano’s, outra bem tradicional. Também fica perto da Michigan Avenue e a casa é bem maior, com atendimento educado mas não tão simpático - mas nada que comprometa a experiência. Pedi também a pizza individual especial do almoço, mas dessa vez escolhi os sabores: queijo, tomates frescos, pepperoni e anchovas. O garçon me disse: ” a espera vai ser de 40 minutos…” Desacreditei e comecei a tomar minha Blue Moon com laranja (depois escreverei sobre as cervejas daqui). A pizza tinha um tamanho parecido com a outra só que a massa era um pouco menos crocante e mais pesada. O recheio estava gostoso com bastante queijo derretido. Custo: US$13 contando a cerveja. Vale mais a pena ir na Pizzeria Uno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário