sexta-feira, 6 de abril de 2012

Moto

O Moto é um restaurante de comida avant garde em Chicago comandado pelo chef Homaro Cantu. Liofilização, sous vide, nitrogênio líquido, esferificação e até laser são rotina na cozinha / laboratório.
O restaurante fica próximo de um mercado movimentado de dia, mas bem deserto à noite, tem que ir de taxi. A entrada é pequena e discreta dá direto para uma sala com balcão de bar e cabines onde grupos de 4 podem comer com mais privacidade. A sala de jantar principal é bem iluminada, decoração minimalista com mesas de madeira escura sem toalha. O atendimento é excelente e impecável. O atedente principal da minha mesa foi extremamente simpático, servindo inclusive 2 taças de vinho que não faziam parte da minha harmonização com vinhos.
Pratos muito elaborados, com vários elementos em cada um deles é a regra - entrarei em detalhes após cada foto (fotografei quase todos os pratos).
Valeu muito a pena embora eu ache que as sobremesas não tenham sido o ponto alto.


Foto 1: a primeira coisa comestível é o cardápio - vem impresso numa folha de papel de arroz, que a gente enrola com os ingredientes formando um rolinho de verão pra molhar em um molho de abacaxi.




Foto 2: vários legumes preparados cada um de uma maneira diferente. Nas pontas tem 2 macarrões de arroz liofilizados super crocantes.




Foto 3: 3 pedaços de hamachi (um peixe havaiano) cozidos sous vide, cada um com acompanhamentos diferentes. Todos preto e branco. O melhor de todos foi um purê de arroz selvagem.




Foto 4: esse era bem interessante - eles pegaram um frango e liofizaram, transformaram em pó e incorporaram na farinha para fazer um macarrão com gosto de frango. O garfo é torcido e dentro do cabo vai um ramo de alecrim para sentir o aroma enquanto come. Legal :)




Foto 5: um gazpacho de amêndoas com várias coisinhas, entre elas uvas carbonadas.




Foto 6: esse foi o melhor da noite - um dos camarões mais gostosos que já comi, confitados em azeite, acompanhados de um sorvete de pipoca coberto de milho liofilizado tostado crocante.




Foto 7: esse era uma farofa de amêndoas sobre um purê de cerefólio, com bolinhas de queijo cobertas de cacau. Arrumados como se fosse um jardim japonês. Legal, mas não estava gostoso.




Foto 8: todos os ingredientes de um cassoulet num palito, para ser comido em uma bocada. Para acompanhar uma baguette tostada e uma manteiga com tutano assado - muito bom, mas podia ter um gosto mais intenso.




Foto 9: um marshmellow tostado como um creme brullee defumando na própria mesa. Bem bom.




Foto 10: essa é a bocada final - literalmente é uma bomba! Parece uma bomba de desenho animado que vem com o pavio aceso e vai queimando. Quando a gente morde o recheio líquido de bolachas Graham com amendoim estoura na boca. Muito gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário