sexta-feira, 6 de abril de 2012

Restaurantes estrelados

Muitas vezes me perguntam se vale a pena comer em um restaurante estrelado. Ou melhor, a real pergunta é: vale a pena gastar tanto?
Quanto você pagaria para ver um show do seu artista favorito? Quanto você pagaria por uma bolsa? E pular de paraquedas? Uma aula de alguém que você admira?
Geralmente quando você vai comer em um restaurante estrelado o menu degustação é a pedida - às vezes é a única opção. Com isso você consegue entrar um pouco na cabeça do chef e ver qual é a relação dele com a comida, qual a sua abordagem, o cuidado que ele tem com os ingredientes e etc. A sucessão dos pratos dura em média duas horas - muito mais do que um show da finada Amy Winehouse, por exemplo. Sem contar que você volta pra casa muito melhor alimentado.
Usa ingredientes que estão na época? Manipula muito ou pouco os alimentos? Se mantém tradicional ou inova? Usa influências de outras cozinhas? Texturas? Sabe brincar com os aromas?
É uma oportunidade para se conhecer ingredientes, técnicas, formas de apresentação e combinações que eram desconhecidas. Sobretudo, é uma fonte de inspiração pra quem gosta cozinhar - como isso ocupa uma parte muito importante da minha vida (e barriga), eu vou sempre que posso.
Lógico que da mesma maneira que não compro tudo que quero, também não como tudo que quero. Mas se eu acho que vale à pena e, principalmente, se posso pagar, eu vou. E vou com muita fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário