terça-feira, 24 de abril de 2012

Polenta


Fazer polenta não é difícil nem trabalhoso, basta ter a "manha". A proporção é de aproximadamente 1 parte de polenta em pó para 8 partes de líquido. Coloque tudo na panela com o líquido frio e misture. Leve ao fogo tampado e mexa de vez em quando para não grudar no fundo até ficar pronto. É só. Leva aproximadamente meia hora do início ao fim.

O mais importante é ter ingredientes de qualidade: nada de polenta semi pronta, polentina ou aquelas coisas  ensacadas que parecem um tijolo. É o líquido que vai dar a maior parte do gosto da polenta, portanto, se ele não for bom, não "tem jeito que dê jeito", como diria o cantor Falcão. Leite, um bom caldo de legumes ou frango, a água que sobra da reidratação de cogumelos secos, quase qualquer coisa vale, contanto que seja gostoso. 
No final, para deixar mais especial, você pode finalizar como se fosse um risotto: naco de manteiga, queijo ralado na hora  e mexer até emulsionar. 

Um das coisas boas é que a polenta pode ser resfriada ou congelada para comer em um outro momento - frita, grelhada ou mole novamente. À propósito, geralmente faço cremosa, de consistência parecida com iogurte: nem grosso como purê, nem líquido como sopa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário