sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tirando a poeira

Como uma lata empoeirada no fundo da prateleira, este blog ficou esquecido por muito tempo. Vou tentar retomá-lo como era a sua proposta inicial: um caderno de notas público. Um lugar para registrar receitas, compartilhar lugares bacanas (ou não), opinião sobre utensílios e deixar disponível para quem quiser ver. Opiniões serão sempre bem vindas.

Com relação às receitas, minhas medidas geralmente não são nada precisas (à não ser que seja especificado), porque quase tudo meço de olho, e quando me lembro de pesar, já está na panela. Algumas vezes são fáceis, outras vezes, complicadas ou que pedem um equipamento específico. Mas a cozinha daqui de casa é assim: na terça é prática e objetiva, na quarta é simples e no sábado parece um laboratório. Por isto que adoro cozinhar! A melhor parte é que sempre estou com minha fiel companheira de garfo, minha esposa que embarca em todas as minhas experiências.


Frango à vácuo com batata purê  rocante

# Ingredientes do frango
Peito de frango
Manteiga
Mostarda ancienne

# Preparo do frango
1. Embalar o frango a vácuo lambuzado com a manteiga e temperado com sal e pimenta. Se não tiver embaladora à vácuo, pode usar um Ziploc tirando o máximo possível do ar.
2. Cozinhar no termocirculador a 63ºC por 2 horas. Dá pra fazer na panela usando um termômetro (aí recomendo fazer a 65ºC para garantir o cozimento por conta da temperatura não tão controlada)
3. Depois dourar a pele numa frigideira antiaderente


# Ingredientes da batata
Batata (dããã)
Caldo de frango - se não tiver, pode ser água (com manteiga de preferência)

# Preparo da batata
1. Com um aro, fazer um cilindro da parte interna da batata
2. Cozinhar lentamente em caldo de frango (sem fervura alta) até o centro ficar bem macio - testar com um palito ou faca
3. Escorrer, deixar esfriar e depois secar na geladeira (para torrar o excesso de umidade)
4. Fritar para a formar uma casquinha chocante. Isso pode ser feito em imersão (nada saudável), tostado na frigideira (um pouco melhor) ou no Airfryer (mais saudável porque não usa óleo) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário