quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Moinho de Pedra

Eleito algumas vezes o melhor restaurante vegetariano do Brasil, o Moinho de Pedra era um lugar que eu queria conhecer, mas nunca conseguia. Abre apenas para almoços e fecha aos domingos. Como se localiza meio afastado de onde moro, ficava difícil de conciliar. Finalmente consegui ir há alguns dias.


Com um ambiente "semi-casa de vó", parecido com o Lá da Venda (mas sem o mesmo charme), tem uma lojinha bacana de produtos vegetarianos e orgânicos na entrada - o pão de 5 grãos é delicioso: consistente sem ser massudo, com sabor bem intenso e abundante nos grãos.

Ao chegar você entra em uma fila para ser atendido no balcão para pedir a comida que já está pronta, como se fosse um buffet. Aí que a confusão começa: você tem que perguntar a descrição dos pratos, pois não é explicado no cardápio, você não sabe o preço das coisas, nem se voce vai pagar por prato, porção ou "menu". Comi uma quiche de queijo com cebolas carameladas, espinafre e tomates - bem gostoso, com a massa bem sequinha, mas sem nada muito especial. O fundo de alcachofra recheado com quinoa é incomível: pra não dizer que era completamente sem gosto, tinha um horrível que prefiro nem lembrar - só conseui dar duas garfadas (pra confirmar). Sobremesa comi um cheese cake de maracujá OK: um bom balanço de doce e azedo, com uma calda gostosa, mas a massa do fundo estava muito úmida. Tomei um gostoso suco de gengibre thai, reservado para os fortes - ou para os com a garganta ruim. Provei também o nhoque (pesado) com molho de tomate (ralo) e um bolo de chocolate com frutas meia boca.

Resumo: quiche + alcachofra + suco + café = R$80. Sinceramente? Não vale nenhum pouco. Não por que estava ruim, mas porque acho um pouco demais para coisas que você pode comer igual ou melhor em outros lugares não vegetarianos.

Se este é o melhor restaurante vegetariano do Brasil, estamos mal neste quesito. Talvez dê uma segunda chance, mas preciso me esquecer da alcachofra antes.